Como é a rotina de uma modelo?

Olá lindezas!
Hoje venho conversar com vocês sobre a vida de modelo, com a minha resposta para essa perguntinha: “Qual é a rotina de uma modelo?”

Bom, no meu ponto de vista não existe exatamente uma rotina. Para começar quero postar esse esse textinho que fiz alguns dias atrás no facebook, foi um pequeno desabafo sobre longos dias de trabalho fora de casa, e por ter várias pessoas que se identificaram e comentaram, resolvi fazer esse post falando um pouco mais sobre esse assunto.

______________________________________________________________________________________________________Olá pessoal!
Mais uma segunda começando, e aqueles mil compromissos e afazeres nos esperando!
Comecei a semana muito feliz, pois estive trabalhando a semana passada inteira, e o final de semana todo também! Cheguei ontem à noite em casa, beeeem feliz e realizada, mas bem cansadinha também, ai parei para refletir um pouco sobre uma série de coisas…
A maioria das pessoas não tem o conhecimento exato de como as coisas funcionam no mundo da moda, pensam que é fácil, e muitas até perguntam: Você faz só isso ou você também trabalha??? Não sabem o trabalho que dá para fazer uma foto ou um catálogo… Como em muitas profissões, na vida de modelo também se acorda muito cedo, e na maioria das vezes são 10, 12, 14 horas de trabalho por dia, trocando de look várias e várias vezes, e fazendo aquelas milhares de poses para sair bem na foto.
Porque estou escrevendo isso? Porque quero que as pessoas e principalmente aqueles(as) que desejam trabalhar como modelo entendam que o trabalho é como qualquer outro, e exige muita dedicação, seriedade e comprometimento. É um trabalho de equipe, onde cada um faz uma parte para tudo dar certo e sem aquele glamour todo que imaginam. A gente também cansa, cansa muito e não é só ter a carinha bonita para se dizer modelo, tem q saber o que está fazendo e ser profissional em uma série de fatores. É um trabalho prazeroso e que dá um bom retorno sim, mas que não dura para sempre, por isso a dedicação aos estudos também é importante!
Já que estive até ontem em outras cidades, agora quem me espera em casa são meus inúmeros trabalhos atrasados da faculdade… Então lá vou eu ter uma ótima semana, dessa vez de estudos!
E não se esqueçam de o que importa na vida é ser feliz todos os dias! No trabalho, nos estudos e em tudo que estiverem fazendo.
Beijinhos, Sancler!
______________________________________________________________________________________________________

Escrevi isso depois de vários dias fora de casa e aulas perdidas, porém, trabalho realizado com amor! A palavra rotina até pode ser usada nessa profissão, mas em outras ocasiões, como: rotina de castings, rotina de como cuidar do corpo e manter a boa forma exigida, etc. Mas uma modelo dificilmente segue uma rotina certinha, do tipo que a maioria das pessoas tem, exemplo: Acordar, tomar café da manhã, ir ao trabalho, tirar a hora para almoçar, voltar ao trabalho, trabalhar, voltar para casa, dar uma passadinha no supermercado, fazer alguma atividade física ou curso que uma rotina totalmente cronometrada possibilita com muito mais facilidade, pois existe um meio de organizar a vida para conseguir cumprir todas as tarefas diárias.

Na vida de um(a) modelo, isso é quase impossível. Muitas viajam pelo mundo a trabalho, passam temporadas, que duram normalmente no mínimo três meses, em países diferentes. Outras moram em apartamnetos divididos por modelos, nesse caso precisam sair de sua cidade natal, o que automaticamente vira a rotina da pessoa ao avesso, e aí ele(a) precisa se adaptar a nova realidade, a nova cidade e a nova “não rotina”.  Já outros(as) continuam morando com a família, mas nesse caso precisam na maioria das vezes viajar para trabalhar, o que dificulta bastante o desfecho da carreira, pela dificuldade de ir à castings ou trabalhos relâmpagos. E por último tem o exemplo das que chamo de mais privilegiadas nesse sentido, que moram com suas famílias em cidades maiores onde a possibilidade de trabalhar podendo voltar para casa no final do dia é bem maior.

A carreira de modelo exige muita dedicação, disciplina e força de vontade. Depois de já estar fazendo parte de uma agência de modelo, a mesma envia o modelo(a) para castings. É lá que os modelos são selecionados para os trabalhos, e eles são realizados em datas, horários e locais diferentes uns dos outros.

Um casting para um bom trabalho costuma ser longo pela quantidade de modelos que participam. Quando selecionado para a realização do trabalho, é a mesma coisa. Às vezes existe uma data pré-agendada, mas muitas vezes a agência comunica a data e local do trabalho um ou dois dias antes, ai que vem o problema para quem está longe. Tem trabalhos que começam bem cedinho e acabam rápido, têm aqueles que duram várias horas, e aqueles que acontecem no final de semana mesmo. Por esses motivos que eu costumo dizer que não temos uma rotina certinha, precisamos viajar, é difícil não faltarmos várias aulas quando estamos cursando algo, e por aí vai.

Mas sempre têm aquelas pessoas que não são muito fãs de rotina, eu sou um bom exemplo disso. Amo viajar, fazer trabalhos diferentes e sempre ter a possibilidade de mudar, experimentar algum lugar novo, novas experiências no trabalho, e uma série de coisas que essa carreira possibilita. Tento manter minha rotina de cuidados com o corpo, cuidados com a alma, estudos, (tento faltar o mínimo de aulas possível e recuperar tudo depois), etc. Acredito que têm sim uma forma saudável de conciliar tudo, e exercer todas as nossas tarefas diárias com excelência, basta termos força de vontade, bastante fôlego e muita, muuuita organização!

Espero que tenham gostado e entendido um pouco mais sobre como funciona esse mercado de trabalho!

Beijinhos, Sancler!

Postagens relacionadas