Açaí, amigo ou inimigo da sua dieta?

E quem resiste a uma tigelinha cheia de açaí, misturado com um monte de guloseimas? Já faz um bom tempo que essa frutinha tipicamente brasileira é muito procurada, podendo ser usada em sucos, sorvetes, misturada com cereais ou pura mesmo. É um lanchinho delicioso, rápido, prático e ideal para quem quer cuidar da saúde. Para explicar melhor quais os benefícios do açaí, e dar dicas de como colocar ele da forma certa na dieta, a nutricionista Júlia Beux, que atende na clínica Luisa Rieck, dá a dica!

“Ganhando cada vez mais espaço na rotina, o açaí possui propriedades que retardam o envelhecimento, combatem radicais livres, além de ser uma fruta rica em vitaminas C, B1 e B2 e minerais como ferro, cálcio – o que proporciona um ótima nutrição. Assim como o abacate, o açaí é rico em óleos essenciais e auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer. Mas muita atenção, a maioria dos açaís vendidos contém XAROPE de GUARANÁ, que é um açúcar de rápida absorção e aí, não temos o mesmo benefício da fruta em si. Além de que tudo é EQUILÍBRIO, é uma das frutas mais calóricas e dependendo do seu objetivo, poderá comprometer a sua dieta”. 

LOGO JÚLIA
 
A Júlia destacou uma questão muito importante. Por mais que o açaí seja rico em vitaminas e benefícios, ele pode ser altamente prejudicial para a dieta, se adicionado a ele todos àqueles complementos deliciosos que estão ao nosso alcance nas lojas que oferecem o produto, e até o mais simples, que normalmente vem batido junto com o açaí, o xarope de guaraná, pode ser um grande vilão.
 

O ideal é optar por consumir a fruta pura, com complementos naturais como frutas e granola, que também fica uma delícia né gente? Eu amo açaí com morango ou banana! E na minha opinião, a fruta sem adição do xarope de guaraná é bem mais saborosa!

Eu perguntei para Julia qual é o melhor horário para comer açaí, e ela me explicou que é difícil dizer qual é o melhor horário para o consumo, porque cada caso é diferente, cada pessoa busca com sua dieta resultados diferentes. Mas no meu caso, já que eu quero manter o peso (ou emagrecer, porque mulher vive querendo perder um ou dois quilinhos), o ideal é comer pela manhã ou tarde, substituindo o lanche, ou consumir como um pré-treino. Já para quem busca o emagrecimento, o ideal mesmo é evitar o consumo do açaí, ou moderar muito na quantidade, prestando muita atenção nos complementos.

 açai

Curiosidade: Diferente do que estamos acostumados no sul do Brasil, na Amazônia por exemplo, o açaí é consumido gelado com farinha, seja de mandioca ou tapioca, ou até mesmo como pirão para comer junto com peixe assado.

Espero que tenham gostado das dicas e tirado alguma dúvida!

Beijinhos,
Sancler Frantz