O abacate e sua gordura boa!

O abacate possui alta quantidade de gorduras e carboidratos, características típicas de um vilão de qualquer dieta para emagrecimento. Por esse motivo, seu consumo muitas vezes é restringido, e ele fica fora da lista de compras da maioria das pessoas que pretendem perder peso. Porém, o que muitos não sabem é que além de a fruta ser deliciosa, combinada tanto com pratos doces, como salgados, a gordura do abacate é uma gordura boa, detentora de diversos benefícios para a saúde.

Além dos macronutrientes, o abacate contém uma grande variedade de vitaminas e minerais, porém, cada 100 gramas contém em média 96 Kcal, o que mostra que ele é realmente muito calórico. Em contra partida, podemos afirmar que grande parte dessas calorias e gorduras presentes são gorduras do bem, como o ômega 9, que auxilia na proteção cardiovascular, reduz o mau colesterol e os níveis de triglicerídeos, além de ele ser antioxidante, o que auxilia na prevenção de danos às células do nosso corpo.

O abacate também é facilmente visto relacionado à assuntos estéticos, adicionado a produtos destinados ao cabelo e  à pele.  Isso acontece porque ele possui um bom teor em vitamina A e E (já postei aqui no blog uma máscara caseira para o cabelo, feita com abacate). Por ser fonte de Glutationa que  possui ação anti inflamatória, o abacate também atua no tratamento de acne, celulite, e na perda de peso.

Como adicionar o abacate na sua dieta:
Eu amo o sabor do abacate, acho suave, gostoso e deixa qualquer alimento com uma cremosidade deliciosa. Ele age como uma manteiga natural, e pode ser adicionado à dieta de inúmeras formas, misturado à saladas, sanduíches, batidas, ou sobremesas.  O meu modo favorito é comer a fruta pura, sem adoçar nem misturar nada. Normalmente como à tarde ou pela manhã, mas também adoro colocar sobre o pão integral.

Para os apixonados por sushi, uma forma deliciosa de acrescentar a fruta à dieta, é substituindo o cream cheese (esse sim é vilão de qualquer dieta e da nossa saúde) pelo abacate. Lembro que desde a primeira vez que eu provei o sushi com essa substituição, me apaixonei e se tornou minha escolha favorita, o uramaki de salmão com abacate.

Além disso ele pode ser consumido de diversas formas, e como a sua imaginação permitir. Vou deixar abaixo três receitinhas super fáceis de fazer para acrescentar o abacate à dieta de outras formas:

Atum com abacate

Ingredientes

1/2 abacate
1/2 lata de atum
1/2 cebola picadinha
1/2 tomate picadinho
1 colher de chá de suco de limão
Salsa picadinha
Azeite, sal e pimenta para temperar

Modo de preparo

Amasse o abacate com um garfo e misture todos os outros ingrediente. Sirva com folhas verdes ou com recheio do sanduíche.

Maionese de Abacate

Ingredientes

1 abacate
1 dente de alho
½ limão
1 punhado de manjericão

Modo de preparo

Amasse o abacate e o dente de alho. Misture o manjericão picadinho e adicione o limão.

Creme de abacate com chocolate

Ingredientes

½ abacate
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de chia
Adoçante e suco de limão

Modo de preparo

Amasse o abacate com o garfo, adicione os outros ingredientes, tempere com o suco de limão e adoce a gosto. Sirva bem gelado.

É importante deixar claro que mesmo tendo vários benefícios, o abacate continua sendo bastante calórico, sendo assim, deve ser consumido com moderação.

Espero que tenham gostado!
Beijinhos, Sancler!