Dicas para arrasar no trabalho como modelo!

Oi lindezas!
Hoje eu quero conversar com quem tem interesse de trabalhar como modelo e até mesmo com quem já trabalha nessa área.

O trabalho como modelo é um trabalho como qualquer outro. Exige dedicação, comprometimento e muita ética profissional. É um trabalho prazeroso, porém que exige muitos esforços e muitas vezes é bem cansativo, são horas e horas trocando looks, fazendo fotos, vídeos, retocando make e assim vai, e para que um dia de trabalho, apesar de exaustivo, seja produtivo e leve, é preciso uma série de cuidados que todos os envolvidos devem tomar, inclusive o(a) modelo, então vamos as dicas para que você faça bonito, não apenas no “carão”!

Seja pontual
É o básico para qualquer profissão. A pontualidade mostra profissionalismo e é essencial em um trabalho de modelo, já que nesse caso, maquiador, cabeleireiro e uma equipe toda está a espera da modelo para começar o dia, portanto, nunca se atrase! Programe seu horário certinho, saia antes de casa se julgar necessário, porque se você chegar antes do horário ótimo, esperar é melhor do que deixar várias pessoas esperando e atrasar todo o trabalho.

Unhas feitas, depilação em dia e cabelo lavadinho
A modelo trabalha com o rosto e com o corpo, e por isso precisa que tudo esteja em ordem. Higiene pessoal, unhas feitas, numa cor bem clarinha, rostinho lavado e sem make, e cabelo limpo e solto, pronto para qualquer penteado! A lingerie precisa ser da cor nude, e de preferência que não marque na roupa. São pequenos detalhes, mas fundamentais.

Faça apenas o seu trabalho
Você terá sua função, vestir as roupas, acessórios, ou até mesmo algum produto e vendê-los. As poses, o carão e a figura da foto são a sua parte do trabalho, não meta o narizinho na make no penteado escolhido ou nas peças que você vai usar, esse trabalho não é seu. Não dê palpites desnecessários. Tudo que estiver lá, foi pensado com  antecedência, foi fruto de muito estudo e pesquisa para chegar em um conjunto que mostrará a essência que a campanha quer passar, a mensagem que aquilo tudo quer transmitir. Portanto, mesmo se a make não ser do estilo que você gosta ou usaria, ou se acha que um certo look não lhe caiu bem, não opine e muito menos reclame, pois você estará lá como um personagem, contratado para dar vida a todo o projeto.

Valorize a roupa
Uma dica ótima que recebi de um fotógrafo há muito tempo atrás, é valorizar a roupa! É simples: preste atenção na peça que está vestindo, analise os detalhes e se posicione de modo que o que for mais importante na roupa esteja aparecendo bem. Isso vai dar muito mais agilidade ao trabalho e te ajudar a acertar a pose mais rápido.

Nada de estrelismo
Você pode até ser a estrela da campanha, porém, isso vai ficar apenas nesse sentido, ok?! Entenda que esse trabalho é de equipe e todos que estão lá são iguais a você. Tenha humildade para enxergar isso e tratar a todos de uma forma cordial e respeitosa, certamente o trabalho fluirá com muito mais facilidade. Outro detalhe é o tempo de trabalho, que sempre é informado com antecedência, com isso a modelo já sabe quantas horas em média terá que trabalhar, e terá que manter o ritmo de trabalho por todo esse tempo. Claro que é humano ficar cansada, mas como em todos os trabalhos, não podemos deixar isso abalar o que está sendo desenvolvido, aliás, é o seu rosto que estará na foto, e se fizer cara de que não está gostando de alguma coisa, é com essa cara que você vai sair na foto, nada legal né?! Bom humor deixa o ambiente mais leve, abuse dele.

Interprete o personagem ideal para cada campanha
Isso mesmo, é praticamente um trabalho como atriz/ator, mas em fotos. Cada trabalho tem um estilo diferente, e você precisa se adaptar a cada um deles, como um personagem. Você não pode fazer a mesma pose, a mesma expressão em todas as fotos, ou criar aquele vício de sequencia de fotos e usar apenas isso. Deixe a vergonha de lado e coloque para fora todo o seu lado artístico. O ideal é sempre pesquisar campanhas passadas da marca que vai fotografar, e quando chegar no local do trabalho, perguntar qual é o estilo das fotos, se é algo mais meigo, mais alegre, com sorrisos largos e pulinhos, se é algo mais sério, mais adulto ou com um clima mais descolado. Essa informação vai ser essencial na hora dos cliques, porque você vai conseguir montar um personagem de acordo, a partir delas.

Peça conselhos
Se tiver a oportunidade, pergunte para o fotógrafo, ou para quem estiver dirigindo o trabalho se o resultado está ficando de acordo com o esperado. Isso é importante para saber se você precisa mudar algo, e se for o caso, ainda estará a tempo de melhorar.

Escute os conselhos
Durante as fotos, ou o vídeos, você além de trabalhar, vai estar aprendendo. Muitas vezes temos alguns vícios de poses, ou podemos fazer algo diferente que ainda não conhecemos, e o fotógrafo normalmente vai nos dizer isso. É só prestar atenção nas recomendações e agregá-las para seus futuros trabalhos.

Esforce-se e surpreenda!
Estude poses em revistas, faça caras e boas na frente do espelho, tire fotos em casa, estude para aquilo que vai fazer, o trabalho como modelo precisa desse tipo de dedicação. Mesmo se você não tiver experiência na área, pode pesquisar em casa, para chegar no seu primeiro trabalho fazendo bonito, e mostrando que se interessa em fazer o seu melhor. Tudo flui melhor quando existe dedicação de toda a equipe. Vá para o trabalho cheio de energia, e deixe seus problemas pessoais, fora disso. Esteja radiante e mostre que está ali para dar o seu melhor.

Espero que tenham gostado das minhas dicas, foram coisas que aprendi ao longo do tempo e levo comigo!
Beijinhos, Sancler!

Postagens relacionadas